Onde está agora? – Atlântica News – setembro 2016

Onde está agora? Cargo e funções?

Atualmente sou consultor na Glintt, uma empresa que desenvolve soluções na área dos sistemas de saúde e que é líder de mercado em Portugal, quer no setor de saúde privado, quer no público. De uma forma geral faço testes a aplicações de Enfermagem, médicas e de farmácia, presto formação e apoio aos utilizadores e desenvolvo soluções acessíveis e práticas. Nesta fase integro uma equipa de implementação de uma aplicação de registos médicos no Hospital de Santa Maria.

Breve descrição do percurso profissional

Comecei em 2010, poucas semanas após ter terminado a licenciatura em Enfermagem na Atlântica, no serviço de Urgência Geral do Hospital Fernando Fonseca, onde me mantive até Dezembro de 2015. Durante este período acumulei funções em vários locais: Casa de Saúde do Telhal, Saúde 24, Segurhigiene – Segurança e Saúde no Trabalho, Internamento do Hospital Beatriz Ângelo e Atendimento Permanente do Hospital Cuf de Cascais.

Tive ainda oportunidade de ser preletor no Seminário da Pós Graduação de Enfermagem no Desporto da Universidade São Francisco das Misericórdias, onde apresentei o trabalho final de curso “O Enfermeiro no Desporto – Prevenção e Tratamento de Lesões Desportivas”

Que contributo teve a Atlântica para a sua formação profissional e pessoal?

A Atlântica além de me ter ajudado a formar como Enfermeiro e Homem,  deixou em mim uma profunda responsabilidade de perseguir a excelência, ser mais e melhor profissional, sempre exigente na prestação dos cuidados. Incutiu-me o respeito pela profissão e deu-me as ferramentas para nunca defraudar o profissional e a Enfermagem. Ensinou-me a ver e a querer mostrar o Enfermeiro de qualidade, independente e interdependente.  A Atlântica levou-me a buscar continuamente a formação.

Que memórias recorda da sua passagem pela Atlântica?

Não caberiam nesta coluna…Para além de ter sido o local onde conheci a minha esposa e mãe do meu filho, foi um campus onde construí imensas amizades. Nunca poderei esquecer o Pátio do Sol, a D. Luzia, as caras conhecidas a cada canto, a proximidade entre alunos e professores, os Encontros Nacionais de Estudantes de Enfermagem, a recepção aos caloiros, a convivência entre alunos dos vários cursos, o Núcleo de Estudantes de Enfermagem, a Associação Académica de Estudantes, os antigos alunos, os novos alunos, as referências profissionais que ainda hoje o são…

Quais os pontos fortes que destaca na instituição?

A instituição faz da proximidade com os alunos o seu ponto mais forte. O corpo docente conhece os seus alunos, sabe os seus nomes e tem uma preocupação permanente em garantir que estes possuem os melhores recursos para almejar o sucesso. Para além de permitir um vasto leque de experiências de contacto com a vida profissional (que faz corar de vergonha muitas instituições académicas de reputação nacional) a Atlântica responsabiliza o aluno no seu percurso académico e na necessidade de procurar continuamente novas formações, experiências e ensinos.

Qual o seu curso? Ano de formação?

O melhor de sempre, 6º CLE, entre 2006 e 2010

Rui Silva

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *