EXPOSIÇÃO 20 ANOS ATLÂNTICA – retrospetiva histórica

Inaugurou-se dia 20 de Setembro a exposição comemorativa dos 20 anos da Atlântica. Esta mostra dará oportunidade aos visitantes de conhecerem a história da Atlântica através de fotos dos momentos mais marcantes, como a primeira aula dada na universidade, inaugurações de edifícios, jornadas das licenciaturas de saúde, praxes e festas da comunidade académica. Expostas vão estar também as fotos de reitores já falecidos: os Professores Afonso de Barros e Machado Macedo. Até final de Dezembro de 2016.

 A Atlântica nasceu em 1996 do esforço conjunto de várias entidades e como instituição de interesse público. Administrada pela E.I.A.— Ensino, Investigação e Administração S.A tem por objetivo, desde o início, tornar-se uma referência orientada para a criação, transmissão e difusão do saber, da ciência e da tecnologia através da articulação do estudo, ensino, investigação e desenvolvimento experimental.

Há duas décadas que é reconhecida pelo ensino de qualidade e pela capacidade de formar profissionais de excelência para o mercado. Tal fica a dever-se, em parte, ao contributo de professores universitários, investigadores, instituições financeiras, grupos institucionais, empresas de serviço e de estudos, e a Câmara Municipal de Oeiras, que até 2014 se manteve como a principal acionista.

Em 2001, a instituição viu o seu leque de oferta académica crescer com a criação da Escola Superior de Saúde Atlântica, que se inicia com dois cursos na área da saúde: a Licenciatura em Enfermagem e a Licenciatura em Fisioterapia.

Em 2014, a Empresa Carbures adquire 87% do capital social da E.I.A., e fomenta a ligação entre indústria/universidade/investigação, concretizada através da criação de um polo tecnológico de desenvolvimento da área das engenharias de materiais e das ciências das engenharias aeronáuticas — seu core business.

Esta colaboração permitirá transferir conhecimento da Empresa para a Universidade, numa relação biunívoca, formar licenciados, mestres e doutores, futuros profissionais, com competências realmente úteis à empresa, mas também permitirá à universidade apoiar a empresa em projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico. Através deste novo modelo de ensino que privilegia a devida integração instituição universitária/empresa, áreas de conhecimento transversais e complementares (saúde, ciências empresariais, tecnologias de informação, engenharia), e um forte investimento em investigação que origine inovação aplicada, a Atlântica continua a trabalhar para marcar a diferença no ensino superior em Portugal, privado e público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *