Artigo de opinião – Atlântica News – dezembro 2016

Sustentabilidade das Organizações do Sector Social. O Retorno Social do Investimento como ferramenta de gestão

A sustentabilidade das Organizações Sociais, não sendo um tema novo, é de enorme atualidade. O financiamento destas organizações, proveniente de diferentes fontes públicas ou privadas, é cada vez mais difícil devido à menor disponibilidade de fundos e maior número de projetos sociais existentes. Apenas as organizações que tenham competências de gestão e consigam justificar, com métricas, a relevância da sua missão, aplicada em projetos reais, serão sustentáveis a longo prazo. Para tal, demonstrar o retorno do investimento social é fundamental.

O SROI (Social Return on Investment) é uma metodologia que permite estimar, em valor, o retorno de investimentos sociais. Quando bem aplicada, é uma importante ferramenta de gestão que ajuda as organizações sociais a justificarem a relevância da sua missão e diferenciarem-se de outras que não o consigam fazer. Naturalmente, as organizações que melhor consigam demonstrar a sua importância para a sociedade terão mais acesso a financiamento público e privado, sendo, por esta razão, mais sustentáveis.

A aplicação do SROI obriga ao conhecimento detalhado das receitas e custos (de estrutura, administrativos, aplicados diretamente na missão, outros), identificação de métricas adequadas à missão da organização e respetivos resultados. Esta metodologia, não sendo difícil de aplicar, obriga a um trabalho de gestão profundo e estruturado. Também porque cada organização é diferente e o cálculo do SROI tem de ser ajustado a sua missão, ou seja, cada aplicação é única.

A participação de uma entidade consultora externa no processo de SROI pode ser importante. Permite uma visão mais crítica e estruturada da organização, a partilha de aprendizagens obtidas em outras aplicações (processo, dificuldades, pressupostos, métricas, outros) e maior produtividade na implementação das diferentes etapas.

Acreditamos que a Universidade deve contribuir para o bem-estar da sociedade. Assim, participamos, com entusiasmo, em projetos de Voluntariado de Competências, disponibilizando, pro bono, horas dos nossos colaboradores e motivando os alunos a participarem ativamente. Atualmente estamos a implementar vários projetos de SROI, através de uma equipa dedicada e experiente, apoiada por alunos em atividades curriculares e extracurriculares.

Georg Dutschke 

  1. Caro Professor Georg

    Teria o maior prazer em poder participar nesta ou outra iniciativa, contribuindo para ajudar as instituições sociais a melhorar a sua sustentabilidade e poder com a experiência, desenvolver as minhas próprias competências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *