Nutrição

Nutrição: A base para uma vida saudável e feliz!

A nutrição é a ciência que se preocupa com a relação entre os alimentos que ingerimos e o funcionamento do nosso corpo. Esta área estuda os nutrientes que compõem os alimentos e como estes são utilizados no corpo para manter a nossa saúde e bem-estar. 

Os nutrientes são as substâncias que o corpo necessita para se desenvolver, manter-se saudável e ter um bom funcionamento. Estes incluem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água. Assim, cada nutriente tem uma função específica no corpo e é necessário em diferentes quantidades.

Uma dieta equilibrada e variada é essencial para que o nosso corpo tenha saúde e esteja nutrido. Ou seja, consumir diferentes alimentos como frutas, verduras, cereais integrais, proteínas magras, laticínios com baixo teor de gordura e gorduras saudáveis é importante para o nosso corpo. Por outro lado, uma dieta pouco saudável, que é rica em açúcar, gorduras saturadas e alimentos processados, pode aumentar o risco de doenças e prejudicar a nossa saúde. 

Desta forma, a nutrição influencia diretamente a saúde, o bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Estas são algumas razões pela qual a nutrição é essencial: 

  • Fornece energia
  • Previne doenças
  • Ajuda no desenvolvimento e crescimento
  • Melhora a imunidade 
  • Melhora o humor e a qualidade de vida

Escolhas saudáveis, para um corpo e mente saudáveis

Ter uma boa alimentação é fundamental para termos saúde e prevenirmos doenças, mas nem sempre é fácil fazer escolhas alimentares que gostamos. Existem diversos fatores que podem ter influência nas nossas escolhas alimentares, como preferências pessoais, disponibilidade de alimentos, cultura e hábitos sociais.

No entanto, é relevante termos em mente alguns princípios básicos da nutrição, como variar os alimentos que ingerimos, para obtermos todos os nutrientes de que o nosso corpo precisa. Tal como, escolher alimentos que sejam ricos em nutrientes, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Devemos também evitar os alimentos processados e industrializados, que geralmente são ricos em açúcar, sódio e gorduras saturadas. É importante manter um equilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto de energia através da prática de atividades físicas e as escolhas alimentares saudáveis.

Licenciatura em Ciências da Nutrição

A Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade Atlântica tem a duração de quatro anos e é uma excelente opção para quem deseja formar-se numa das áreas mais promissoras e importantes do mercado atual! 

A estrutura curricular do curso foi criada tendo em consideração o contexto europeu e internacional, bem como o Referencial para a Formação Académica do Nutricionista, garantindo assim uma oferta e qualidade de ensino correspondente à que se pratica nas melhores universidades nacionais e internacionais. 

Os alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Atlântica têm a oportunidade de adquirir conhecimentos diferenciadores de forma a estarem preparados para o mercado de trabalho.

Este curso engloba disciplinas nas áreas de Biologia, Química, Bioquímica, Fisiologia, Nutrição Humana, Sociologia, História da Alimentação, entre outros. 

Assim, ao formar nutricionistas com um patamar de excelência e qualidade, a Universidade Atlântica contribui para o desenvolvimento e aprimoramento da nutrição em Portugal, proporcionando aos profissionais formados pela instituição uma sólida base teórica e prática para atuar em diversas áreas do mercado de trabalho.

Candidata-te

Gosta desta área? Não perca a oportunidade de se candidatar à Licenciatura em Ciências da Nutrição da Atlântica! 

Se já terminou o secundário há um tempo, tem mais de 23 anos e, os exames nacionais já não estão válidos, pode inscrever-se nas provas de acesso M23. Será uma oportunidade única de dar o primeiro passo e tornar-se um profissional em nutrição.

Fique a par de todas as novidades no nosso blog e nas redes sociais Facebook e Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *