Demência

A Demência é o conjunto de sintomas associados à danificação irreversível das funções cognitivas, como a memória, as habilidades motoras, o pensamento e a linguagem. Embora possa ocorrer em pessoas de todas as idades, com determinadas condições médicas, esta doença afeta, principalmente, os idosos. Existem diferentes tipos de demência como a demência vascular, demência frontotemporal e demência com corpos de Lewy, sendo a doença de Alzheimer, a mais conhecida. Esta é causada pela neurodegeneração do tecido cerebral, doença cerebrovascular, tumor cerebral, traumatismos, AVC, depressão, ou alcoolismo.

Sintomas da Demência

Os sintomas da Demência podem caracterizar-se como alterações cognitivas, motoras e psicológicas. As alterações cognitivas traduzem-se pela perda de memória, da orientação no tempo e no espaço; confusão; dificuldades em comunicar, raciocinar, ou organizar. As alterações motoras correspondem à perda de coordenação motora, incontinência urinária e dificuldade em executar tarefas do quotidiano como comer, tomar banho e vestir.
Em relação às dificuldades psicológicas, destacam-se a depressão, ansiedade, alucinações, irritabilidade, alterações de humor, apetite e sono.

Diagnóstico

O diagnóstico da demência é um processo complexo e envolve vários testes médicos: uma avaliação médica que inclui histórico do paciente, detalhada pelo mesmo e com um membro próximo, família ou cuidado. Os exames laboratoriais, que incluem análises ao sangue e urina; os exames físicos e neurológicos, onde são testados os movimentos e os sentidos.
Avaliação neuropsicológica, de modo a avaliar a memória e o raciocínio e avaliações psiquiátricas.

Prevenção

Embora não exista uma forma garantida para prevenir a demência, são vários os hábitos saudáveis que se podem adotar de modo a reduzir o risco:

– Fazer exercício físico;
– Ter uma dieta saudável e incluir legumes e frutas;
– Evitar gorduras saturadas e açúcares refinados;
– Manter um peso saudável;
– Ter boas noites de sono;
– Evitar fumar e consumir álcool.

DementiaCare

A Demência, de acordo com a OMS, é uma prioridade de saúde pública mundial, sendo crucial inovar os sistemas de educação e implementar novas estratégias de assistência aos pacientes com esta doença.
DementiaCare é um programa que tem o objetivo de desenvolver formação de qualidade, facultando aptidões e competências necessárias, adaptadas às necessidades dos pacientes com demência, para os profissionais no setor social e da saúde, e para o estudo profundo da demência.
Além disso, este projeto tem como foco estratégias como a arteterapia, ou seja, métodos sem a intervenção farmacológica.
A DementiaCare tem como intuito promover atividades de sensibilização, motivação e inovação. Assim, este projeto pretende fomentar o intercâmbio de novos métodos e abordagens de formação disciplinar especializada e qualificada, de modo a promover elevados níveis de ensino.

Quer conhecer mais sobre a ESSATLA? Visite o nosso website, o nosso blog e as nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *