Artigo de opinião – Atlântica News – março 2018
Atlântica desenvolve Projetos de Turismo de Saúde com a China
Faz uns anos que iniciei projetos de cooperação com a China, na área do desenvolvimento de sistemas de saúde, que têm incluído várias temáticas e outputs.
Entre Conferências especializadas em turismo de saúde e financiamento da inovação em saúde, a programas de formação de executivos, passando por programas de investigação.
De vários outputs resultantes destas atividades, gostaria de destacar a mais recente. Trata-se de um artigo cientifico publicado em revista internacional indexada no Scopus e no ISI, dedicada à temática da geração de conhecimento sobre o mercado de turismo de saúde da China na vertente “outbound” (i.e.: clientes chineses que procuram serviços fora da china). Foi o primeiro estudo do género a nível mundial e está a merecer atenção por parte de várias entidades associadas ao tema na China, EUA e Europa.
O trabalho de investigação foi desenvolvido em parceria entre autor chinês e português (no caso, eu próprio), sendo portanto um artigo com autores de dois países diferentes, o que é um modelo muito eficaz e valorizado pelos programas de avaliação da qualidade da investigação internacional.
Estão em cursos outros projetos similares que deverão resultar em outros outputs, incluindo mais artigos publicados, seminários internacionais e Futuros programas de formação associados.
A colaboração com a China deve ser uma prioridade para as Universidades Europeias e, por fatores vários, para Portugal também. A China será a maior potência económica do Planeta, muito brevemente. O seu desenvolvimento tecnológico, social e político está a gerar um processo de abertura nunca antes praticado por esta super-potência.
Convido todos os leitores do blog a visitar o artigo aqui, seguindo o link do artigo: https://doi.org/10.1080/20479700.2018.1425277
A referência completa do artigo:
Xiaoqing Pan & J. Paulo Moreira (2018): Outbound medical tourists from China: An update on motivations, deterrents, and needs, International Journal of Healthcare Management, DOI: 10.1080/20479700.2018.1425277
Visitem o link do artigo: https://doi.org/10.1080/20479700.2018.1425277