Artigo de Opinião – Atlântica News – Maio 2016
Comunicação em Saúde
Para além de médico pediatra de formação e de gestor há mais de 25 anos, uma das áreas em que tenho vindo ao longo da minha vida profissional a aprofundar conhecimentos é a área da comunicação em saúde.
É com muito agrado que vejo que o foco na comunicação tem vindo a evoluir em todos os mercados, em todas as áreas de atuação. É um movimento universal, uma tendência.
Quando me refiro a comunicação em saúde falo em intricadas redes, com diversos interlocutores, emissores e recetores:
- Comunicação para informar os utilizadores de serviços de saúde;
- Comunicação para educar para a saúde promovendo a capacitação para a prevenção da doença, com uma grande incidência em países como os Estados Unidos da América com uma elevada taxa de gastos relativos ao tratamento de doenças crónicas;
- Comunicação e marketing unidos para fazer chegar aos consumidores conteúdos de saúde credíveis, com case studies emanados da especialização nesta área pelos melhores hospitais em todo o mundo.
Estes são apenas uma ínfima parte dos muitos exemplos que podia dar nesta área, que já foi alvo de teses de doutoramento em diversos pontos do globo.
Mas não posso terminar sem referir a importante vertente da comunicação de saúde que está nas mãos dos médicos.
Mike Stone, diretor da Patients Association (Reino Unido), escreveu em 2014 o artigo “What patients want from their doctors” para o The BMJ, no qual reuniu alguns desejos dos doentes e entre eles, sem sombra de dúvida, o enfoque na comunicação: que o médico comunique com o paciente e permita que este comunique com ele, tendo tempo para explicar a informação e para ouvir o doente.
Acredito que este ensinamento se aplica não só a médicos mas a todos os intervenientes no processo de diagnóstico, cura, tratamento, acompanhamento de doentes. Uma lição que todos nós, que estamos envolvidos com a área da saúde, devemos reter: não subestimar o poder e importância crescente da comunicação na nossa sociedade cada vez mais informada e exigente.
José Carlos Magalhães
Presidente do Conselho de Administração, Grupo Lusíadas Saúde