Artigo de opinião – Atlântica News – agosto 2016
Especialidade em Enfermagem Comunitária na Atlântica
Uma escolha com os olhos postos no futuro!
Neste novo milénio, o envelhecimento populacional e o aumento da prevalência das doenças crónicas colocam enormes desafios na área da saúde. Neste contexto, tem-se assistido a uma mudança de paradigma, centrado na prevenção da doença e na promoção da saúde, focos de excelência dos cuidados de saúde primários.
A importância de acompanhar esta mudança é politicamente e socialmente entendida, prova disso é a abertura nos últimos anos de concursos para diferentes instituições pertencentes rede de CSP. Nos próximos anos, não se prevê que a dinâmica de contratações se altere, uma vez que, em 2012, a OE calculou que faltam 12000 enfermeiros nos CSP.
Esta conjuntura apresenta-se como uma oportunidade para que o Enfermeiro Generalista desenvolva as suas competências de Enfermeiro Especialista, em particular de Enfermagem Comunitária. O curso de especialização em Enfermagem Comunitária da New Atlântica proporciona o desenvolvimento de competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária com o objetivo de o habilitar na capacitação das pessoas, famílias e outros grupos constituintes da comunidade.
Artur Lé dos Santos, Coordenador da Especialidade em Enfermagem Comunitária