Piloto de Aeronaves ou Engenheiro Aeronáutico? Ser Piloto-Engenheiro é o Futuro!

No enquadramento atual, e, considerando a razoável assunção que as restrições ealterações causadas pela pandemia Covid-19, à semelhança de tudo o mais, sãotemporárias e efémeras, nunca antes se conheceu um conceito de tão elevada rapidezno fluxo de informação. Esta realidade conduz a necessidades cada vez maiores deadaptação a mudanças significativas, onde as aplicações do transporte aéreo deixaramde conhecer fronteiras, dado que cada vez mais se torna necessário deslocar pessoas ebens de uma forma rápida e, acima de tudo, em segurança.

O complexo mundo da aviação, implica um conjunto de desafios que envolvem umsignificativo número de áreas multidisciplinares, onde a engenharia e as operações devoo possuem indiscutivelmente um papel de pilar fundamental. Tal como acontece ao nível de todos os domínios, a transição entre diferentesespecialidades, tem por vezes fatores atenuantes no que implica comunicação einterface.

Este seminário enquadra-se precisamente na clarificação entre a parte de engenhariaaeronáutica ao nível da conceção e manutenção de aeronaves, e a fronteira com toda a parte operacional destas, seja no contexto de operações privada, comercial, militarou de certificação.

Nesse sentido, inicia-se uma breve apresentação do âmbito do curso de ciências daengenharia aeronáutica, seguido das possibilidades de áreas na indústria em queaquele tem aplicações mais imediatas, nomeadamente nos setores de projeto,produção, manutenção, operações e formação. Segue-se um foco na mais-valia de umpiloto que possui formação em engenharia aeronáutica e afins, terminando com umaextensão das competências de equivalência com a engenharia mecânica, e finalmente,as competências gerais de um engenheiro.

Como se poderá concluir, esta mais-valia de um profissional com formação emengenharia e pilotagem, reflete-se num valor acrescentado, não apenas nosconhecimentos per si, mas na sinergia de estabelecer um elo de comunicaçãofacilitada entre os técnicos de diferentes departamentos que, não apenas permite oexercício de uma profissão de desafios e aliciante, mas que potencialmente se traduznuma eficiente economia e qualidade para as organizações afins.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *