Ex-aluna da Atlântica – Instituto Universitário, lança artigo sobre nutrição em portal brasileiro

Dr. Sónia Santos, uma ex-aluna da Atlântica – Instituto Universitário, lançou um artigo num portal brasileiro a abordar dicas de nutrição. 

O artigo que tem como título “5 dicas para evitar o terrorismo nutricional”, explica como ter uma dieta saudável sem destruir a sua relação com a comida.

5 dicas para evitar o terrorismo nutricional

Nutricionista explica como ter uma dieta saudável sem destruir a sua relação com a comida

A crescente disponibilidade de notícias em plataformas digitais é um ponto positivo para o acesso à informação. No entanto, quando não são utilizadas fontes confiáveis, o mecanismo pode se tornar um agente de notícias falsas, especialmente em relação à alimentação. Não à toa, nos últimos tempos, o termo “terrorismo nutricional” cresceu.

Classificando as notícias sensacionalistas que distorcem informações sobre alimentos, criando uma atmosfera de temor em relação à alimentação, o termo tem sido, basicamente, o responsável pelo avanço das dietas da moda, que nem sempre são saudáveis, ou recomendadas. Nesse sentido, a Dra. Sônia dos Santos, nutricionista licenciada em Ciências da Nutrição pela Atlântica Instituto Universitário, explica:

“Ter informações de qualidade e vinda de profissionais é importante para ter um bom direcionamento para uma dieta equilibrada e adequada às suas necessidades específicas, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados ao analisar a fonte das suas informações nutricionais”.

Por isso, a especialista lista 5 dicas para você melhorar a sua relação com a comida e combater o terrorismo nutricional. Confira!

1. Desconfie de notícias sensacionalistas

Evite cair em armadilhas de manchetes muito exageradas. Se uma notícia promete soluções milagrosas ou alerta sobre “alimentos proibidos”, verifique a fonte e busque informações mais detalhadas.

2. Verifique a credibilidade da fonte

Prefira informações de fontes confiáveis, como nutricionistas, organizações de saúde ou pesquisas científicas.

3. Questione as dietas em alta

Esteja atento a modismos, tendências alimentares e dietas da moda. Abordagens equilibradas e sustentáveis são geralmente mais benéficas do que dietas extremas.

4. Evite conselhos que fogem da individualidade

Cada pessoa é única e a escolha dos alimentos que compõem a sua dieta também deve ser feita assim. Por isso, desconfie de conselhos que não consideram a individualidade biológica, preferências alimentares e necessidades mais específicas.

5. Consulte um especialista

Em caso de dúvidas, busque orientação de um nutricionista ou profissional de saúde, eles podem oferecer conselhos mais personalizados, ajudando a criar uma dieta mais realista e saudável.

Por Dra. Sónia dos Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *