Artigo de Opinião – Atlântica News – junho 2016

Jacinto Tortosa Lozano, atual diretor geral de FIDAMC (Airbus) , engenheiro químico industrial de formação, desempenhou importantes cargos na Airbus, como diretor da Fábrica de Puerto de Real ou diretor de Recursos Humanos da Airbus Espanha.

Falar de gestão estratégica é falar do talento e inovação, um dos principais catalisadores do êxito a longo prazo.

Os colaboradores são a chave do êxito e da competitividade, no entanto é necessário que todo o grupo esteja comprometido em desenvolver o seu potencial.

Qualquer companhia deve considerar que, se desenvolve os produtos mais inovadores e competitivos do ponto de vista técnico, é graças ao forte compromisso e motivação dos seus colaboradores, dotados de grande talento.

A minha experiência é no setor da indústria aeroespacial e de defesa. Uma indústria que necessita de habilidades específicas, em muitas ocasiões difíceis de encontrar, pelo que se considera um recurso escasso. Para esta mão-de-obra altamente qualificada o grupo tem um enfoque estratégico de gestão que vai desde a identificação das competências que necessita e necessitará no futuro, ao planeamento de recrutamento assim como a formação e desenvolvimento profissional. A estratégia da companhia é conseguir que a direção de recursos humanos esteja plenamente integrada e internacionalizada. Sabemos que isso não é possível sem ser através das pessoas, e da inovação, possível com investigação.

Na Airbus temos implantado uma estratégia de recursos humanos baseada no envolvimento e implicação no desenvolvimento e na delegação. Esta é uma companhia internacional. É a empresa mais multicultural da indústria com empregados de 135 nacionalidades diferentes, de quatro gerações e onde se fala 20 línguas distintas. A diversidade dos empregados é muito importante para o grupo que valoriza a singularidade da experiência e dos conhecimentos que pessoas de diferentes países e culturas aportam, pelo que ajudam aos seus colaboradores a desenvolver o seu talento individual.

Em definitivo creio que hoje, falamos é de talento, habilidade, competência, diversidade, que são fundamentais para o êxito de qualquer companhia, logo é imprescindível uma clara e estreita relação com a investigação, a inovação, e claro o vital aporte da Universidade que é garantia do êxito empresarial.

Por esta razão a Fidamc(Airbus) assinou um convénio de colaboração com Atlântica para incentivar a prática dos alunos, a mobilidade de professores e investigadores, a participação conjunta em projetos de formação em compósitos e de principalmente a investigação aplicada na área de materiais compostos onde com a participação do Carbures Group poderemos avançar de forma excelente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *