Onde está agora? – Atlântica News – junho 2016

Onde está agora?

Atualmente sou Enfermeira no Cambridge University Trust, Addenbrooke’s Hospital. Estou no Serviço J2: Major Trauma Centre, dedicado essencialmente à reabilitação de doentes de pós-operatório neurocirúrgico e politraumatizados.

Breve descrição do percurso profissional.

Após terminar o curso de Enfermagem, em 2005, estive cerca de 7 anos no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa. Excelente equipa, onde pude aprender um pouco de tudo. Fui convidada depois para mudar-me para o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, onde fui Chefe de Equipa, no Servico Médico-Cirúrgico. Foi interessante porque era um modelo de gestão diferente e um projeto ambicioso. Por la fiquei até finais de 2014 quando resolvi emigrar e procurar novos desafios.

Que contributo teve a Atlântica para a sua formação profissional e pessoal?

Foi a minha escola para toda a formação universitária. Fiz parte do primeiro Curso de Licenciatura em Enfermagem. Desbravámos terreno e provámos que o ensino que recebemos era de excelência. Por ter despertado interesse também pela gestão, fiz a pós-graduação em Gestão e Liderança de Serviços de Saúde. Mais recentemente, fiz o Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação. Devo à Atlântica todo o meu percurso académico que me possibilitou alargar horizontes e chegar com sucesso atá onde estou hoje.

Que memórias recorda da sua passagem pela Atlântica?

Ai, tantas… Os horários em constante atualização, as aulas fora do Campus, o crescimento da Escola Superior de Saúde. Os estágios nos mais diversos locais mas sempre cheios de histórias e peripécias. Recordo com especial carinho alguns professores e colegas que me marcaram e aos quais agradeço terem feito parte do meu caminho – sei que vão ler esta newsletter.

Tive sempre orgulho em ser da Atlântica e foi com alegria que juntamente com mais dois colegas demos início ao Núcleo de Enfermagem e pudemos dar voz e representação aos alunos nas reuniões regionais e nacionais.

E não quis terminar o curso de licenciatura sem dar um contributo para a visibilidade académica da investigação feita na nossa instituição. Criei o grupo que deu origem às primeiras Jornadas de Enfermagem da Atlântica.

Quais os pontos fortes que destaca na instituição?

A proximidade entre alunos e professores. Sem dúvida.

Em todos os cursos que frequentei, fossem professores residentes ou convidados, a disponibilidade para esclarecimentos, os conhecimentos que detinham e o ambiente que criavam nas aulas eram meritórios.

Qual o seu curso? Ano de formação?

1º Curso de Licenciatura em Enfermagem, anos de 2001-2005.

Mónica Mendes

Licenciada, Pós-Graduada e Especialista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *