Atlântica representa Portugal em Fórum mundial sobre Turismo de Saúde

Portugal esteve presente na China Medical Tourism Conference, uma das maiores conferencias mundiais do setor do Turismo de Saúde. Paulo Moreira, um dos mais reconhecidos especialistas desta área na Europa e professor na Atlântica foi um dos palestrantes europeus. Moreira participou na qualidade de director da Atlantica School of Industry and Business (ASIB Europe), a primeira business school  portuguesa a desenvolver projetos nesta área fora de Portugal.

A conferência, principal fórum asiático de turismo de saúde e turismo médico, representou uma oportunidade real de desenvolvimento de parcerias, dado que estiveram presentes investidores e executivos que pretendem investir em projetos concretos. Segundo Moreira, “a Europa tem muito a ganhar com este movimento de doentes internacionais, sobretudo no subsetor Wellness, onde os grande temas em discussão neste momento são as questões do financiamento dos projetos, a qualidade dos serviços e as parcerias intersectoriais”.

Em Portugal, a principal referência nesta área deveria ser o conceito de Medical Spa, que segundo Paulo Moreira, “apenas o grande empreendedor Paulo Maló ainda compreendeu. O nosso país tem de criar estruturas que apoiem a área e fomentem iniciativas válidas, em vez de se preocupar apenas em gastar os fundos disponíveis em obras sem critério”. E é isso que a ASIB pretende, ser um agente líder na inovação de projetos de desenvolvimento de competências e geração de conhecimento para o real desenvolvimento deste setor. “Só assim deixaremos de estar adormecidos nesta área”, conclui o professor da Atlântica.

Numa altura em que Portugal bate recordes nas taxas de turismo, verificamos que no segmento Turismo de Saúde o nosso país ainda tem muita margem de progressão. Neste segmento, muito pode ser feito ainda em Portugal. Em vários países, 30% do Turismo já é Turismo de Saúde. E destes 30%, entre 5-10% poderá vir a tornar-se turismo médico.

Anualmente há mais de 40 milhões de cidadãos a procurar cuidados de saúde noutros países e sistemas de saúde. Estima-se que em 2020 esse número possa duplicar e tornar-se uma atividade global. A previsão anual do valor deste setor é de mais de 2000 milhões de euros.

A Conferência decorreu entre 28 e 30 de Junho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *