Essatla realiza I Congresso Luso – Espanhol de Enfermagem

Da “Evidência à Prática Clínica”, na Fábrica da Pólvora

A Escola Superior de Saúde Atlântica realiza nos dias 27, 28 e 29 de Outubro de 2016 o primeiro Congresso Luso-Espanhol em Enfermagem com o título “Da Evidência à Prática Clínica”, nas instalações, Antiga Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

Perante os desafios que se colocam no dia-a-dia à enfermagem, este congresso pretende dar ênfase à aplicabilidade da investigação científica na prática clínica, na tentativa de afastar a ideia que ambas estão muito distantes. Existe na maioria dos enfermeiros a convicção que são dois mundos distintos que nunca se “encontram”. Pretende ainda divulgar a produção científica, enquanto disciplina e profissão, assim como ser espaço de partilha ativa de conhecimento científico.

Este evento fará parte da história da instituição, não só por ser o primeiro, mas também por ser uma referência ao reunir  quatro grandes áreas de intervenção autónoma da profissão e enfermagem – A Gestão, o Ensino, a Investigação e a Prática Clínica -, assim como peritos que representam as diferentes visões da enfermagem. Alguns são referências como, por exemplo,  o Professor Doutor Joaquim Amendoeira, Coordenador no Instituto Politécnico de Santarém, que abre o Congresso com a Conferência Inaugural, e o enfermeiro Ricardo Braga, uma das referências na atualidade na Investigação clínica no Hospital de São José, entre muitos outros palestrantes. De Espanha vêm nomes como Juan Gómez, da Universidade de Huelva; Daniel Fernandez Garcia, da Universidade de Léon; e José Ramon Riera, da Universidade de Alicante, entre outros congressistas. Nas mesas estarão a moderar Professores da Escola Superior de Saúde Atlântica.

Antes do congresso destaque para os workshops que se realizam a 27 de Outubro e que pretendem desenvolverem competências associadas à investigação e intervenção em Saúde, nomeadamente, em Escrita Científica; Como Publicar um Trabalho Científico; Burnout nos Profissionais de Saúde; Novos Modelos Pedagógicos no ensino em Enfermagem; Terapia emocional e Bonding e Literacia em Saúde.

Este congresso abrange o máximo possível as referências do ensino superior em enfermagem português, assim como escolas superiores de enfermagem e universidades espanholas, hospitais públicos e privados, diretores de revistas, responsáveis por agências de qualidade em saúde, supervisores, diretores de enfermagem, investigadores, entre outros. Aproximando um pouco mais a Academia Espanhola e Portuguesa na área da Enfermagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *