Artigo de opinião – Atlântica News – março 2017

A Enfermagem e a Qualidade nos Cuidados de saúde: contributos de uma parceria

Há muito que se discute o impato das intervenções de enfermagem na qualidade dos cuidados. Não é um tema recente, mas é um debate que sofreu um redimensionamento face à diferenciação da profissão nos últimos anos.

Em Portugal, à semelhança da Europa, a cultura da qualidade tem-se expandido e conduzido as organizações de saúde na adoção de novas políticas de gestão e melhoria dos cuidados. No entanto, nota-se uma insuficiente divulgação de experiências devidamente avaliadas e que configurem sinais de sucesso. Importa distinguir que a enfermagem ganhou destaque e visibilidade em dois aspetos fundamentais deste novo paradigma: na liderança e implementação do processo de mudança organizacional; e na influência direta nas componentes criticas da qualidade dos cuidados.

Cabe assim aos enfermeiros, fazer cumprir o desiderato da qualidade através da disseminação de boas práticas. No entanto, esta intenção não é, por si só, suficiente. O caminho a percorrer é longo e o desafio passa por combinar esforços de consolidação dos pilares da qualidade (estrutura, processos e resultados) entre instituições de saúde e instituições de ensino. As primeiras devem assumir a adequação dos recursos e a reconfiguração dos processos necessários à implementação e avaliação de novas metodologias de trabalho. Por outro lado, o contributo académico é fundamental do ponto de vista investigativo e de divulgação, estimulando também nos estudantes o desenvolvimento contextualizado de competências de planeamento, intervenção e avaliação de práticas baseadas na evidência.

Neste sentido, o Curso de Licenciatura em Enfermagem desta Universidade, assume-se como pioneiro numa parceria com uma das mais influentes associações de enfermagem do mundo: Best Practice Guideline Program, da Registered Nurses Association of Ontario. Este programa já produziu mais de 50 guias orientadoras de boas práticas, entre várias ferramentas de apoio à implementação, avaliação e tomada de decisão. O objetivo é tornar mais consistente a qualidade dos cuidados de enfermagem; divulgar a evidência científica das boas práticas; e, em última análise, mas não menos importante, influenciar políticas de saúde que maximizem os benefícios para os utentes, profissionais e organizações.

A uniformização e comparação de boas práticas, o alinhamento da profissão e do ensino de enfermagem com as expetativas internacionais, e a visibilidade e credibilidade científica, são apenas alguns dos benefícios provenientes de uma parceria desta natureza, que acrescem valor aos resultados obtidos em termos de qualidade esperada.

A inclusão deste projeto no nosso programa é um imperativo académico para a excelência do ensino.

Vanessa Antunes, PhD

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *