enfermagem

Mestrado em Enfermagem de Reabilitação

Mestrado em Enfermagem de Reabilitação 

Antes de tudo, o Mestrado em Enfermagem em Ramo em Reabilitação, garante uma formação diferenciada na área da enfermagem de reabilitação, garantindo simultaneamente, os conhecimentos e competências característicos de um 2º ciclo.

Contudo, o objetivo deste Mestrado em Enfermagem de Reabilitação consiste em formar profissionais, onde os próprios têm de demonstrar liderança técnica e profissional, bem como a capacidade de adaptação para uma sociedade em constante mudança. Posto isto, enquadra-se, nomeadamente, as problemáticas decorrentes da evolução sociodemografica e da introdução de novas tecnologias na saúde. 

Quem é a ESSATLA?

A ESSALTA – Escola Superior de Saúde Atlântica – foi criada em 2001 como unidade orgânica da Universidade Atlântica, tendo ficado integrada como Escola de Saúde de nível Politécnico.   

Podemos contar com uma oferta contínua de cursos na área da enfermagem, nomeadamente ao nível da licenciatura e pós-licenciaturas de especialização. Desta forma, a existência deste Mestrado, é algo natural no âmbito da nossa proposta formativa.  Possibilitando assim, aos alunos equacionar novas oportunidades profissionais e de investigação. 

O principal foco deste Mestrado passa por responder às exigências da formação como também, pela criação de excelentes profissionais. Para este Mestrado, conta-se com a presença de 7 docentes: Nelson Guerra, Luís Sousa, Olga Sousa, Hortense Cotrim, Cristina Mesquita, Helena Pestana, Catarina Garcia. 

Vantagens:

  • Elevar níveis de conhecimentos e uma consciência crítica das questões, onde envolvem os cuidados especializados em enfermagem de reabilitação. 
  • Demonstrar capacidade para implementar e avaliar as intervenções especializadas.

Condições para se candidatar:

  • Ser detentor do grau de Licenciatura em Enfermagem, ou equivalente legal obtido eminstituição de ensino superior portuguesa, devidamente reconhecido;
  • Ser titular de habilitações para o exercício de enfermagem obtido numa instituição de ensino estrangeira que sejam reconhecidas, de acordo com o enquadramento legislativo vigente.

Se o candidato pretender obter em simultâneo o título de enfermeiro especialista pela OE terá de ter pelo menos:

  • Dois anos de experiência profissional como enfermeiro à data de matrícula no curso e ser detentor do título profissional de enfermeiro (nos termos do n.º 3 do art.º 4º Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, Lei n.º 156/2015 de 16 de setembro);
  • Selecionar a opção “estágio profissionalizante” no 3º semestre.

Se já é detentor do título de especialista em Enfermagem de Reabilitação, o que fazer?

Os detentores de formação académica de Pós-Licenciatura de Especialização ou que tenham adquirido competências previstas neste ciclo de estudos, poderão requerer a sua creditação, neste mesmo curso. 

  • A creditação deve ser requerida no ato de candidatura.
  • Os candidatos podem ser dispensados da frequência de Unidades Curriculares até ao limite máximo de 45 ECTS.
  • Todos os candidatos terão de frequentar uma das opções: Dissertação, Projeto ou Estágio com Relatório, e realizar a respetiva discussão.

Quer saber mais? Fique a par de todas as novidades no nosso blog e redes sociais Facebook e Instagram .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *