Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): O Que É?

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurológica rara que tem como principais características a degeneração das células nervosas que respondem pelo controle dos movimentos musculares.

Na ELA, os neurónios motores que transmitem informações do cérebro para os músculos do nosso corpo, através da medula espinhal, morrem prematuramente e progressivamente. Como resultado, os sintomas vão piorando gradualmente com o passar dos anos. 

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva que causa fraqueza muscular e perda de habilidades motoras. Isso pode levar à dificuldade da fala, respiratória e de locomoção. Também é conhecida como a doença de Lou Gehrig ou a doença de Charcot, em homenagem aos jogadores de beisebol que foram diagnosticados com este problema.

Principais tipos de ELA:

  1. Familiar: Causado por mutações genéticas hereditárias. Representa cerca de 10% dos casos de ELA.
  2. Espontânea: Causado por mutações espontâneas no gene. Representa cerca de 90% dos casos de ELA.
  3. Bulbar: Este tipo afeta principalmente os músculos da garganta e da língua, causando dificuldade em falar e engolir. É menos comum do que os outros tipos de ELA.

O tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica tem como foco o alívio dos sintomas e a manutenção da qualidade de vida. Podendo incluir medicação, fisioterapia e suporte para ajudar com as atividades diárias. Infelizmente, a ELA é uma doença progressiva e fatal. A maioria das pessoas diagnosticadas pela doença têm uma esperança média de vida curta, após o início dos sintomas. No entanto, algumas pessoas podem viver por muitos anos com a doença, dependendo do tipo e da gravidade.

Quais os principais sintomas da ELA?

Os principais sintomas da Esclerose Lateral Amiotrófica incluem fraqueza muscular, espasticidade, dificuldade em falar e engolir, fadiga e alterações de humor. A fraqueza muscular, geralmente, começa numa das mãos ou pernas e pode espalhar-se para outros músculos do corpo, levando à progressiva perda de função muscular e, eventualmente, à paralisia dos músculos responsáveis pelo movimento voluntário. 

A espasticidade é um aumento anormal da tensão muscular que pode causar espasmos e dores musculares. A dificuldade em falar e engolir pode levar à perda de peso e desnutrição. A fadiga e as alterações de humor também podem afetar a qualidade de vida dos pacientes.

Curso de formação em Suporte Básico de Vida para cuidadores de pessoas com ELA

No último sábado, 10 de dezembro, a ESSATLA realizou a segunda sessão de Ação de Formação sobre Suporte Básico de Vida (SBV) para cuidadores de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), em parceria com a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA). 

Esta sessão foi uma oportunidade de aprendizagem sobre SBV e de partilha de experiências entre os cuidadores e os formadores sobre os cuidados específicos para pessoas com ELA. 

A ESSATLA agradece à APELA pelo momento de partilha, e aos professores Helga Oliveira e Paulo Monteiro, pela sua dedicação. Também gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos pelo seu voluntariado e generosidade.
Fica a conhecer todos os nossos cursos de formação avançada no  website, no nosso blog e nas nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *