RNAO OPEN CEREMONY

Em Portugal, à semelhança da Europa, a cultura da qualidade tem-se expandido e conduzido as organizações de saúde na adoção de novas políticas de gestão e melhoria dos cuidados. A enfermagem tem vindo a ganhar visibilidade perante este paradigma, não só na liderança e implementação do processo de mudança organizacional, mas sobretudo na influência direta nas componentes criticas da qualidade dos cuidados. Cabe aos enfermeiros fazer cumprir o desiderato da qualidade através da disseminação de boas práticas, para o qual o contributo académico é fundamental do ponto de vista investigativo e de divulgação, estimulando também nos estudantes o desenvolvimento contextualizado de competências de planeamento, intervenção e avaliação de práticas baseadas na evidência.

Neste sentido, a Universidade Atlântica assume-se como pioneira numa parceria com uma das mais influentes associações de enfermagem do mundo a Registered Nurses Association of Ontario, tornando-se assim a primeira Best Practice Spotlight Academic Organization de Portugal. A uniformização e comparação de boas práticas, o alinhamento da profissão e do ensino de enfermagem com as expetativas internacionais, e a visibilidade e credibilidade científica, são apenas alguns dos benefícios provenientes de uma parceria desta natureza, que acrescem valor aos resultados obtidos em termos de qualidade esperada.

No próximo dia 22 de maio, a Universidade Atlântica será a anfitriã da cerimónia de abertura e apresentação do programa, contando com a presença de experts internacionais da área.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *