Criação da 1ª Escola de Cozinha Italiana em Portugal

A Atlântica School Of Industry and Business (ASIB), foi a parceira escolhida pela Fondazione Ikaros para o desenvolvimento do primeiro curso de cozinha italiana em Portugal.

 

Considerada uma referência italiana de excelência na área da Lombardia, a mesma conta com 3 centros de formação, todos eles acreditados em Itália no sistema regional de educação e formação profissional – o que vai permitir a atribuição do título oficial de Chefs pelo Governo da Região da Lombardia aos finalistas do curso.

 

Com esta parceria entre ambas as entidades, pretende-se uma forte aposta na combinação de aulas teóricas e práticas ao longo dos 4 anos, definindo-se como objetivos primordiais a prática dos alunos em ambiente de cozinhas de restaurantes, hotéis nacionais e internacionais. Para tal efeito, a ASIB tem vindo a desencadear ações junto dos principais restaurantes e cadeias hoteleiras nacionais e internacionais com vista a criar parcerias que permitam sinergias em contexto real de trabalho!

 

A nossa principal preocupação passa por dotar o aluno de competências e skills transversais à prática da cozinha italiana – prática e história – como também de enquadramento legal – ou ainda de competências de comunicação e comportamentais que tornem estes jovens (com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos) verdadeiros Chefs de cozinha, quer no saber ser, quer no saber estar.

 

Cada vez mais identificamos a procura de formação prática e especializada na área da cozinha. O domínio da cozinha Italiana é uam lacuna várias vezes apontada pelos directores de F&B nacionais. Este nosso projecto confere um carácter pioneiro e inovador, que face às primeiras impressões obtidas, trará mais valias a todos os que frequentarem o mesmo. Por um lado face à pouca oferta em Portugal, por outro lado pela janela etária que resolvemos abarcar como essencial para este grupo de estudantes.

 

Como principal eixo de comunicação pretendemos durante estes 4 anos fomentar um tom energético, inspiracional, centrando a nossa principal mensagem na possibilidade dos estudantes se tornarem verdadeiros masters da cozinha italiana. Queremos ser um canal de acesso à concretização da experiência da descoberta dos sabores de Itália. E à realização dos sonhos dos nossos futuros cozinheiros!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *