Bolsas de Estudo

Na Atlântica o teu mérito escolar é premiado

O arranque do novo ano letivo está aí à porta e as dúvidas sobre as bolsas de estudo são às dezenas. Face ao volume de mensagens que recebemos todos os anos relativos às bolsas de estudo disponíveis na Atlântica, este ano redigimos este artigo onde compilamos toda a informação que precisas de saber!

Tipo de Bolsas

Na Atlântica encontras dois tipos de bolsa: as de mérito, que premeiam os alunos de acordo com o seu desempenho, ou seja, os alunos que obtém boas notas, são recompensados; as de ação social que ajudam os alunos com menos recursos económicos, atribuída pela Direção Geral de Ensino Superior (DGES).

Bolsa da DGES

Pode candidatar-se à bolsa da DGES todos os alunos que concorrem ao Ensino Superior ou que já estão matriculados. Pode ser concedida uma bolsa aos alunos que apresentem rendimentos ou dados submetidos na plataforma que estejam de acordo com o critério de atribuição.

Para perceberes se poderás ter direito à bolsa, podes consultar o simulador disponibilizado no site da DGES. São solicitados documentos e dados para avaliarem a tua situação económica. Se necessário, podes sempre recorrer aos serviços de Apoio ao Aluno da Atlântica. Seja para esclarecimentos adicionais ou caso tenhas dúvidas sobre o que é pedido.

Os valores da bolsa da DGES são pagos mensalmente, de forma a ajudar o estudante durante o ano letivo. Para quem concorre dentro dos prazos (por norma, até 20 dias depois da matrícula), o estudante recebe no mínimo 125% o valor anual da propina efetivamente paga. Esse valor pode ser mais elevado, de acordo com a condição económica do agregado familiar e os complementos de alojamento. Caso se candidate mais tarde, o valor da bolsa será ajustado e distribuído apenas pelos meses que sobram.

Bolsa de Mérito Atlântica

No Instituto Superior da Atlântica privilegiamos o sucesso escolar dos nossos futuros estudantes. Sendo, por isso, atribuídas bolsas de mérito a todos aqueles que tiverem um aproveitamento escolar excecional. É uma medida que para instituição se reveste de interesse, porque reconhece o esforço dos alunos ao longo do ano letivo e premeia-os com uma comparticipação nos encargos do curso de ensino superior.

Disponibilizamos Bolsas de Mérito de 100% e Bolsas de Mérito de 50%. São atribuídas até 4 Bolsas de Mérito de 100% do valor da propina anual para alunos com notas iguais ou superiores a 18 valores. E, mais 4 Bolsas de Mérito de 50% do valor da propina anual para alunos com notas iguais ou superiores a 16 valores.

As Bolsas de Mérito estão disponíveis para os cursos de:

  • Ciências de Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Mecânica
  • Gestão de Sistemas e Computação
  • Ciências da Nutrição.

Para ficares habilitado às bolsas de mérito não é necessário que te candidates. A Atlântica procede à seleção dos estudantes a quem é atribuída as bolsas.

Podes consultar mais informação Bolsas de Estudo da Atlântica aqui.

Candidata-te!

Do que estás à espera? Estuda numa instituição que te valoriza como a Atlântica. Não percas esta grande oportunidade e candidata-te já a uma das licenciaturas que disponibilizamos!

Fica a par de todas as novidades no nosso website, no nosso blog e nas redes sociais Facebook e Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *